Sempre acreditei que abençoados são os pais que tem filhos especiais. Acho que somos escolhidos a dedo! Sim porque com eles temos muito o que aprender e a ensinar.
Mesmo sendo um grande desafio é um momento único para nos tornarmos seres humanos melhores! Eu acredito nisso!
Meu filho hoje tem 6 anos. Ele nasceu com uma perda auditiva profunda bilateral, ou seja, surdo!
Criei esse espaço para ser o meu lugar de desabafo. Aqui compartilharei meus desafios, conquistas e também espero ajudar outras mães que tenham filhos surdo como eu ou qualquer outra deficiência.


sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Setembro Azul! Precisamos comemorar?

Setembro chegou! 
Mês especial para os surdos e pessoas engajadas na luta diária por respeito, acessibilidade e qualidade de vida.

Compartilho aqui com vocês meu texto da semana lá no site Diário do Surdo. Para quem ainda não sabe, quase toda a semana estou por lá:

http://diariodosurdo.com.br/2015/09/setembro-azul-precisamos-comemorar




Setembro é conhecido como o mês do surdo sabia?
Dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional dos Surdos.
A data comemora a criação, em 1857, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e é a oportunidade para lembrar as lutas e conquistas das pessoas surdas no Brasil.
Já dia 30 é o dia internacional do surdo.

Não preciso descrever aqui a luta da comunidade surda ao longo desses anos.
Foram muitas!
São muitas!

Hoje escrevo aqui não em nome da comunidade surda e sim como mãe de uma criança surda! Ando refletindo muito de uns meses pra cá e sinceramente esse mês eu não quero comemorar!
Não quero palmas, não quero elogios de que sou uma ótima mãe ou elogios ao meu filho surdo!

Eu quero RESPEITO!

– Respeito ao direito de escolha das famílias;
( mas que para isso as famílias conheçam todas as possibilidades para o filh@ surd@)

– Respeito à língua de sinais quando ela é a 1ª língua da pessoa surd@;

– Respeito aos surdos que não fazem o uso da Libras;

Quero respeito dos profissionais que trabalham com surd@! Que vocês tenham a consciência de seu papel e saiba diferenciar e respeitar a necessidade única de cada um!
As pessoas não são iguais e nem os surdos! Cada um com sua necessidade específica. Respeite isso!

Que o profissionalismo seja maior que o dinheiro e o ego!

E para finalizar, desejo que o surd@  seja aceito como é e não como a grande maioria gostaria que ele fosse!

Ainda temos muito o que lutar porque estamos longe de um modelo ideal de acessibilidade, inclusão e respeito.

Até quando teremos o mais ou menos?

Deixo aqui minhas reflexões e minhas palmas para os surdos! Vocês merecem!

Avante!

Sabine Stark Schaade

Nenhum comentário: