Sempre acreditei que abençoados são os pais que tem filhos especiais. Acho que somos escolhidos a dedo! Sim porque com eles temos muito o que aprender e a ensinar.
Mesmo sendo um grande desafio é um momento único para nos tornarmos seres humanos melhores! Eu acredito nisso!
Meu filho hoje tem 6 anos. Ele nasceu com uma perda auditiva profunda bilateral, ou seja, surdo!
Criei esse espaço para ser o meu lugar de desabafo. Aqui compartilharei meus desafios, conquistas e também espero ajudar outras mães que tenham filhos surdo como eu ou qualquer outra deficiência.


terça-feira, 28 de outubro de 2014

Desabafo Comunidade Surda X Implante Coclear


O implante coclear vem sendo destaque na imprensa escrita e na televisão há algumas semanas o que vem causando um certo burburinho no Facebook, entre a comunidade surda, entre os implantados, entre as famílias e até entre os amigos porque recebo ligação de amigos ou de pessoas da família dizendo:

"Tá vendo tal programa?"

Enfim, todos acabam lembrando de você o que é natural já que o Guilherme é usuário do IC.

Minha opinião sobre isso eu já dei.

Não gosto da forma de como é colocada! Porque não é assim como a Fono falou lá no programa da Fátima Bernades não. Coloca e pronto!

Vai para escola normal e não precisa de um acompanhamento. Isso é muito difícil., na grande maioria das vezes precisa sim, Mas isso já foi discutido em outro post.


Eu já me declarei apaixonada e militante pela comunidade surda. 

Não sei explicar o porque.

Só de escrever eu me emociono! Mesmo! É de verdade, é de coração aberto!

Acho que fui tão bem recebida por alguns surdos que esse amor ficou e agora não sai mais. É para sempre!

Leio tudo, todos os argumentos , todas as reclamações , todas as histórias. Respeito e admiro a vida é história de todos vocês.

Sei a luta e o que a comunidade surda quer. Defendo a comunidade com unhas e dentes, não admito que ninguém fale mal, mas não posso defender quando vejo surdos ofendendo o outro lado lado também.


O que me fez escrever hoje é sobre as declarações da Paula Pfeifer e o IC.

O implante Coclear ganhou espaço na mídia esses dias e com ele algumas declarações da Paula que tem um blog ( Crônicas da Surdez) e um livro (com o mesmo nome) sobre a vida dela.

Veja bem, sobre a vida DELA!
É a vivência dela.

Li muitas ofensas, muito preconceito, muita coisa que não é legal!


Eu acredito que Libras e IC é um caminho possível e sigo com meu pensamento feliz e convicta!

Mas sei que tem surdo que não pode ouvir mas vê a chuva colorida é feliz e tem orgulho de sua história,

Tem surdos que perderam a audição ao longo da vida e graças a tecnologia ( IC) hoje pode ter sua audição novamente e isso para ela é renascer!

Cada um com sua história e sua vida podemos não concordar, mas temos que respeitar!

A Paula nunca fez parte e nunca será parte da comunidade surda. Ela é oralizada, foi perdendo a audição na adolescência, sempre usou aparelho e agora usa IC o que para ela está sendo ótimo para ela! Ninguém tem o direito de ir no blog, na página dela e ficar ofendendo ela.

Precisa respeitar! O que os surdos pedem não é respeito?


A comunidade surda tem líderes maravilhosos, inteligentes, que precisam se unir forçar e lutar pelo o que vale a pena.

Acessibilidade

Escola bilingue

Empregos melhores

E muito mais que vocês lutam há tempos.


Não é um aparelho que vai derrubar uma comunidade!

Mas e da falta de união? O que será que faz?






Desculpa o desabafo!

Fiquem em paz, a comunidade tem muito o que mostrar!

Amo vcs!


Sabine Schaade


- Postado via iPad por Sabine Schaade




Nenhum comentário: