Sempre acreditei que abençoados são os pais que tem filhos especiais. Acho que somos escolhidos a dedo! Sim porque com eles temos muito o que aprender e a ensinar.
Mesmo sendo um grande desafio é um momento único para nos tornarmos seres humanos melhores! Eu acredito nisso!
Meu filho hoje tem 6 anos. Ele nasceu com uma perda auditiva profunda bilateral, ou seja, surdo!
Criei esse espaço para ser o meu lugar de desabafo. Aqui compartilharei meus desafios, conquistas e também espero ajudar outras mães que tenham filhos surdo como eu ou qualquer outra deficiência.


terça-feira, 13 de julho de 2010

Algumas boas descobertas.

Estou muito feliz porque conheci dois espaços maravilhosos nesses últimos dias.

Um deles é o Crônicas da Surdez, ele é escrito pela Paula Pfeifer. A Paula é formada em Ciências Sociais, tem uma perda severa bilateral , faz uso de aparelho auditivo e está muito bem obrigada com eles.
Vale a pena não só uma visita como várias. Devorei o blog , já troquei algumas figurinhas com a Paula que aliás é um amor e respondeu no mesmo dia minha mensagem. Temos uma paixão em comum que é a maquiagem.
Ela também escreve no blog Sweetest Person que é um Blog sobre moda, beleza, maquiagem e literatura.

Outro espaço que conheci através do blog da Paula foi o Desculpe, não ouvi! escrito por Laka Lobato (sim, ela é uma Lobato).
Lakshmi teve caxumba aos 10 anos de idade e deixou como sequela a perda de audição.
Laka é surda oralizada e implantada. É fotógrafa, escritora e arte-finalista de uma agência.

Estou maravilhada com esse Blog, vale a pena acompanha-lo e ler todas as estórias que ela narra no seu espaço, que aliás escreve muitíssimo bem.
Já troquei também algumas palavras com ela e ela muito antenciosa também respondeu minha mensagem.

Voces não tem idéia como essa "troca" de experiências me faz bem. É muito bom se deparar com pessoas tão inteligentes e ver que a perda de audição é apenas um detalhe na vida delas.

São duas histórias diferentes: Paula com perda auditiva severa que se adaptou muitíssimo bem com aparelho e a Laka que é implantada e para ela o IC é uma benção.

Nenhuma das duas fazem o uso de Libras e vejo que é por pura opção.

Bom, continuo firme com o propósito de aprender Libras e até escrevi isso para a Laka.
Acho que nada é demais e como já escrevi anteriormente eu vou dar as opções para o Gui. O que ele escolher futuramente só vai me restar apoia-lo, é o mínimo que eu como mãe posso fazer.

Voces não acham?

Beijos iluminados

Sabine

Um comentário:

Lak disse...

Sabine,
não é mera falta de opção. É que antigamente, optava-se por um caminho ou outro. Isso do bilinguismo é algo bem recente. Até cerca de 10 anos atrás, aprender Libras era algo super difícil, porque era restrito e havia poucos lugares onde se ensinava e não para qualquer pessoa.
Mas, a Libras não é igual ao portugues, ela tem uma gramatica e morfossintaxe própria, muitissimo mais voltada para quem usa mais o lado visual do cérebro. Ela fica meio sem sentido para quem tem afinidade com o português. Eu, particularmente, não senti afinidade nenhuma com o idioma (e eu falo outros idiomas além de português).
Agora, atualmente, a Libras anda bastante acessível e, pra quem cresce falando ela, pode ser absolutamente util. Vai da opinião pessoal de cada um.
Beijocas